quinta-feira, 8 de março de 2012

Conselho discute Parque do Conduru

Aconteceu a reunião do Conselho Gestor do Parque do Conduru, 28 de fevereiro último, em Serra Grande, distrito do município baiano Uruçuca. Os assuntos em pauta foram: Pendenga sobre assentamentos localizados na área do Corredor Prioritário (antigo Minicorredor Ecológico); agenda de reunião para definição de festividades relativas às comemorações dos 15 anos de concepção do projeto Minicorredor PESC/ BOA ESPERANÇA; e, finalmente, a apresentação condensada do professor universitário Rui Rocha (Secretário-executivo do Instituto Floresta Viva) sobre o projeto ora citado.



Rui Rocha fala do Corredor Ecológico durante reunião do conselho.

O Minicorredor PESC/ BOA ESPERANÇA envolve os municípios Ilhéus, Itacaré e Uruçuca, englobando as seguintes Unidades de Conservação (UCs): Parque Estadual Serra do Conduru, que passa pelas três cidades; Parque Municipal Boa Esperança (Ilhéus); Área de Preservação Ambiental (APA) Itacaré/ Serra Grande; e APA Lagoa Encantada Rio Almada, em Ilhéus. Quatro metas foram estabelecidas para a concretização do Minicorredor Prioritário PESC/ BOA ESPERANÇA, das quais algumas já foram executadas (Veja mais informações Aqui).

* Planejar a paisagem do minicorredor, buscando conectar remanescentes à unidade de conservação;
* Reduzir a fragmentação, mantendo ou restaurando a conectividade da paisagem;
* Implementação, gestão e reconhecimento de UC e averbação de Reserva Legal (RL);
* Comunicar todas as ações relativas a sociedades civis, entidades, instituições e população em geral, através dos diversos meios de comunicação.

A reunião contou com a participação de, além dos conselheiros, do consultor permanente da GFA para o projeto Corredores Ecológicos, Alex Coutinho; secretário do Meio Ambiente de Itacaré, Paulo Baracho; membros do Movimento Mecenas da Vida; estudiosos de antropologia e cidadãos comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe com a sua experiência.