segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Conselho da APA Lagoa 2015

   No último dia 29 de setembro documentei mais uma reunião do Conselho gestor da APA Lagoa Encantada e Rio Almada, que voltou a se reunir, agora sob o comando da nova gestora, Tita Vieira, uma funcionária antiga e gestora experiente da gestão ambiental estadual. 
  Fiquei surpreso com as invasões dentro da APA que vi no caminho, o que merece um novo informativo. Mas um deles me chamou atenção pois ocorreu na área florestada à beira da estrada nas encostas próximas à lagoa, um precedente perigoso. Apesar disso, a Vila de Areias, às margens da Lagoa, local da reunião, resiste com seus moradores tradicionais., e seus encantos. Mas 
  Foi uma reunião muito representativa, contando com representantes de aproximadamente 20 entidades. Nas apresentações, destacaram-se os resultados de uma pesquisa de mestrado da UESC sobre os aspectos socioambientais da comunidade e seus desafios, a nova proposta da Bahia Pesca de retorno do cultivo de peixes em tanque-redes, e a construção de dois centros de treinamento ambiental em Itajuípe e Barro Preto, com recursos da Petrobrás, através da compensação pela construção do gasoduto que atravessa a APA.

  A Lagoa Encantada está no centro do Corredor Esperança Conduru, entre o Parque Municipal da Boa Esperança e o Parque Estadual da Serra do Conduru. Suas águas são o coração dessas florestas remanescentes, e seus riachos. A Vila de Areais é a recepção da lagoa, e dela depende para sobreviverem.

A Vila de Areais é a Recepção da Lagoa Encantada.

Conselho Gestor da APA 2002 -2015
Reunião envolveu cerca de 20 entidades e representações.
Representantes da ABARA
         
Membros da CIPPA e Marcelo Barreto (Conduru), ao centro. 
Voluntariado continua propondo ações na Vila de Areias.
Comunidade participa e espera dias melhores. A Vila tem problemas de saneamento, educação e saúde.
Novas gerações da Lagoa precisam de uma resposta social.
Moradores tradicionais resistem.

O que chega de bom é bem vindo!
Representante da empreiteira da Ferrovia Leste-Oeste participou da reunião. 
Comunidade preserva modo de vida.
Desmatamento com corte, beneficiamento e queima, próximo à entrada para a Lagoa.
Uma ocorrência preocupante.
Degradação se aproxima perigosamente da Lagoa Encantada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe com a sua experiência.